Sobre o Programa PDF Imprimir E-mail

Em uma iniciativa pioneira, a junção de esforços institucionais de três universidades federais Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade de Brasília (UnB) permitiu consolidar um corpo docente com a titulação adequada para a implantação do Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis. O primeiro resultado dessa iniciativa foi o curso de Mestrado em Ciências Contábeis, aprovado pela CAPES (Of. CAA/CTC/59, de 20.06.2000), cujo conceito atual é 4, que considera a proposta inovadora e relevante, na medida em que faz bom uso dos recursos disponíveis nas instituições participantes. Atualmente, o Programa conta também com o Doutorado em Ciências Contábeis.

O Mestrado funciona em dois núcleos: Núcleo Brasília e Núcleo Nordeste. Já o Doutorado, por sua vez, não tem núcleo fixo, isto é, as aulas acontecem nas três instituições que integram o Programa.

As aulas no mestrado serão oferecidas de forma modular, por disciplina. No Nordeste, os alunos poderão deslocar-se para Natal ou João Pessoa, para assistir às aulas na Universidade onde a disciplina estiver sendo ofertada.

A seu turno, o Doutorado tem aulas ministradas em todas as instituições participantes do Programa, durante uma semana de cada mês do ano, ou seja, são quatro encontros semanais durante um semestre letivo (aulas de segunda a sábado, uma vez por mês).

Cada disciplina terá de 12 a 15 horas semanais presenciais e deve ser concluída em 4 ou 5 semanas, conforme o número de créditos da disciplina.

O Programa conta com uma Coordenação Geral, com sede na Universidade de Brasília, e três Coordenações Regionais, uma em cada instituição de ensino superior participante.