Linhas de Pesquisa PDF Imprimir E-mail

O Curso de Graduação adota as mesmas linhas de pesquisas do Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UnB, UFPB, UFRN) tendo em vista a necessária e salutar integração entre graduação e pós-graduação.

As linhas de pesquisas adotadas são:

1) Contabilidade e Mercado Financeiro

Estuda as normas e os procedimentos das demonstrações contábeis bem como a influência dessas informações no processo decisório do usuário externo. Inclui áreas de pesquisa como Mercado Financeiro e Capitais, Contabilidade Internacional, Relatórios Financeiros e Normatização Contábil, Instituições Financeiras, Teoria da Contabilidade, entre outros.

2) Contabilidade para Tomada de Decisão

Estuda a geração de informações sobre as ações de uma entidade para o processo decisório do usuário interno. Inclui áreas de pesquisa como Controladoria, Custos do Setor Público, Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade Gerencial, entre outros.

3) Impactos da Contabilidade na Sociedade

Estuda a influência da contabilidade para o desenvolvimento de sociedade. Inclui áreas de pesquisa como Balanço Social, Educação Contábil, Terceiro Setor, Contabilidade Ambiental, Políticas Públicas, entre outros.