Descrição
 
  • O estágio de estudantes de graduação é regulamentado pela Lei 11.788/2008.
  • O estágio não obrigatório é aquele desenvolvido pelo discente como atividade opcional, não integrando a carga horária do curso de Ciências Contábeis.
  • O estágio pode ser realizado em entidades públicas ou privadas nacionais ou estrangeiras, desde que sejam conveniadas com a UnB, e as atividades sejam adequadas ao curso do discente e de reconhecida idoneidade.
  • As atividades de estágio não poderão ser superiores a 30 horas semanais e devem seguir os critérios do Regulamento de estágio do CCA.
   
  Quando pode ser realizado?
  - O(A) estudante poderá realizar o estágio não obrigatório a qualquer momento no decorrer do curso, desde que seu vínculo com a Universidade esteja ativo.
  - O(A) estudante não deverá iniciar o estágio antes da autorização formal da Universidade.
   
  Como conseguir um estágio?
 
  • O(A) estudante poderá procurar as agências integradoras de estágio e se informar sobre as vagas disponíveis ou por meio do “Mural de Vagas”, no ícone de Estágio, no Sigaa.
  • Caso o(a) estudante consiga uma vaga de estágio, por meio de edital, processo seletivo ou entrevista, em uma entidade que não possua vínculo com uma agência integradora, é necessário que esta faça um convênio com a UnB, encaminhando um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que encaminhará a lista de documentos necessários para a realização do convênio.
    • Para saber se a entidade tem um convênio ativo com a UnB, basta entrar no ícone de “Pré-cadastro”, no Sigaa, e na tela “Informe os critérios de busca”, no campo “Concedente”, digite o nome da entidade e marque a opção “Estágio Curricular Obrigatório/ Não obrigatório” no campo “Modalidade de Estágio”.
   
  Documentos importantes
 
  • Regulamento de estágio do CCA
  • Para realização do estágio são necessários:
    1. Contrato de estágio com a unidade concedente;
    2. Plano de atividades de estágio;
    3. Termo de compromisso de estágio.
   

 

  Roteiro de solicitação
 
  • De posse do Termo de Compromisso de Estágio e do Plano de Atividades preenchidos pela agência integradora ou empresa concedente e o supervisor:
  Antes de dar início na tramitação:
 
  •  Check list obrigatório para solicitar o registro do contrato de estágio na UnB: 
    1. Verificar no Sigaa se a entidade concedente tem convênio ativo com a UnB[1]
    2. Dados da entidade concedente: nome e CNPJ; 
    3. Dados do supervisor do estágio na entidade concedente: nome, CPF, cargo; 
    4. Assinatura do(a) discente (não pode ser rubrica)[2]
    5. Assinatura da entidade concedente (não pode ser rubrica)[2];  
    6. Assinatura do(a) supervisor(a) (não pode ser rubrica)[2];  
    7. Data de início das atividades de estágio (pede-se um prazo de pelo menos 10 dias antes do início do estágio para tramitação do processo);  
    8. Data de término das atividades de estágio;  
    9. Valor da Bolsa;  
    10. Auxílio transporte (valor pago por dia);  
    11. Carga horária semanal;  
    12. Jornada do estágio ─ dias e horários em que o estágio se realizará (os horários não poderão coincidir com os das aulas)
    13. Dados do seguro contra acidentes pessoais contratado pela empresa concedente: número da apólice e a seguradora;  
    14. Plano de atividades – descrição das atividades a serem desenvolvidas no estágio, relacionadas diretamente com a área contábil.

 

_____________________________________

[1] Caso não tenha convênio ativo, a empresa poderá solicitar seu registro pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

[2] Com relação às assinaturas, é importante ressaltar:

  • As assinaturas poderão ser eletrônicas (Sistema Eletrônico de Informação – SEI, Token ou Gov.br);
  • Se forem assinaturas manuscritas em documento físico (papel impresso), deve-se incluir o nome por extenso, acompanhadas de matrícula ou carimbo do responsável (não pode ser rubrica);
  • Caso uma das partes citadas no TCE esteja impedida de assinar, deverá ser apresentado o documento de delegação de competência para a substituição daquela assinatura.
   
  1º passo ─ Pré-cadastro do Estágio) no Sigaa
 
   
  2º passo ─ Enviar o TCE para a secretaria do curso
 
  • Após o pré-cadastro no SIGAA, o contrato de estágio legível e em formato JPEG (conforme a ordem de páginas do arquivo original) deve ser enviado para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando os seguintes dados: nome completo, matrícula e número do processo de estágio anterior (o número do processo de estágio anterior não será necessário para candidatos que estejam solicitando assinatura de contrato pela primeira vez).
  • Após o recebimento da documentação completa e devidamente assinada, a secretaria insere os documentos no  SEI, atribui para avaliação da coordenação de estágio e encaminha o protocolo do SEI para o(a) estudante.
   
  3º Passo - Análise dos documentos
   
  • A secretaria do curso recebe e verifica a conformidade dos documentos referentes ao estágio quanto à Lei de Estágio, ao check list acima e ao pré-cadastro deste no Sigaa.
  • Em seguida, a documentação estando em conformidade, a secretaria instrui o processo no SEI e despacha (assinado pelo servidor que fez a verificação) para análise do plano de atividades e assinatura da coordenação do curso.
  • A coordenação analisa o processo e verifica se as atividades que serão desempenhadas pelo(a) estudante solicitante são tarefas que visam construir as competências e habilidades para um(a) futuro(a) contador(a).
  • Caso seja aprovado, o(a) coordenador(a) do curso assina e encaminha o processo novamente à secretaria do curso.
   
  4º Passo - Resultado
 
  • A secretaria do curso envia a documentação devidamente assinada pelo(a) coordenador(a) responsável pelo estágio para o e-mail do(a) estudante ou resposta sobre pendência.
  • Caso o(a) estudante queira verificar o andamento do processo, poderá acessar o ícone de “Estágio”, no Sigaa, e depois em “Gerenciar Estágio”, no campo “Situação”. Quando o status estiver “Ativo”, o processo estará concluído e o(a) estudante poderá iniciar o estágio.
  • Obs.: o processo tramita via SEI. O(A) estudante também pode acessar o sistema como usuário externo e acompanhar o andamento do seu processo, com o número do documento do SEI fornecido pela secretaria.
  • O número do processo SEI que tramitou o contrato de estágio é o mesmo durante todo o percurso do(a) estudante no curso. Nesse sentido, cabe ao(à) estudante guardar este número para futuras solicitações.
   
  Do término do estágio
 
  • O término do estágio poderá ocorrer em virtude do encerramento do prazo determinado no contrato ou por interesse do(a) estagiário(a).
  • Ao finalizar o prazo do contrato de estágio, o(a) estudante deverá encaminhar um documento de avaliação do supervisor.
  • Caso haja interesse pelas partes para renovação do contrato de estágio que se findou, é necessário acrescentar um termo aditivo de estágio. O termo aditivo também poderá ser utilizado para possíveis revisões contratuais, tais como aumento/diminuição da carga horária ou aumento do valor da bolsa, por exemplo.
  • Caso o(a) estudante queira mudar a entidade em que estagia durante a vigência do contrato, é necessário enviar o termo de rescisão do estágio atual, juntamente com o novo termo de compromisso de estágio da entidade para a qual o(a) estudante irá iniciar novo estágio (deve-se seguir novamente todos os passos descritos acima).
    • Nos casos de rescisão, pelo término do contrato ou por interesse do estagiário, os documentos de avaliação e o termo de rescisão, respectivamente, devem ser assinados pela entidade concedente e pelo(a) estudante.
    • Em se tratando de renovação de contrato, o termo aditivo deverá ser assinado pelo estudante, pelo supervisor e pela entidade concedente.
  • Para os contratos de estágio que foram inicialmente pré-cadastrados no Sigaa (a partir de 06/05/2022), os termos aditivos e de rescisão também deverão ser cadastrados no Sigaa seguindo os mesmos passos descrito acima.
    • Para contratos de estágio anteriores a 06/05/2022, os termos aditivos ou de rescisão deverão apenas ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e depois inseridos no processo SEI pela secretaria do curso.